Carne de soja: aprenda a preparar esse curinga da cozinha vegetariana


A carne de soja, também conhecida como PTS (proteína texturizada de soja) ou PVT (proteína vegetal de soja) tem se tornado uma nova opção no cardápio dos brasileiros. Com preço acessível, fácil de encontrar e simples de preparar, ela é uma ótima opção para vegetarianos, veganos ou para pessoas que buscam variar a alimentação.

Mesmo sendo tão versátil, existem dúvidas de como prepará-la corretamente. Embora seja muito simples de fazer, existem alguns segredos e dicas que podem ser úteis para deixá-la ainda mais saborosa.

Quer conhecer todos os benefícios desse alimento tão versátil e aprender a prepará-lo de uma vez por todas? A OneMarket, plataforma que reúne clubes de assinaturas com foco em alimentação inclusiva dá algumas dicas de como preparar deliciosos pratos com carne de soja:
O que é a carne de soja e como ela é feita?

A soja é um vegetal oriundo da família dos feijões e parente próximo de plantas como a lentilha e a ervilha. De grande relevância nutricional, pode ser consumida como o feijão, mas também é utilizada na fabricação de diversos produtos, como leite, óleos e a carne de soja.

A proteína texturizada da soja é obtida como resíduo da fabricação do óleo da planta em um processo conhecido como extrusão alimentar, no qual o produto é pressionado com o auxílio de uma máquina.

No mercado, ela está disponível em diversas formas: graúda (excelente para estrogonofes), em tiras, bifes ou laminada, que se assemelha à carne moída.
Quais são os benefícios de seu consumo?

A carne de soja está repleta de nutrientes, como minerais e vitaminas, principalmente as do complexo B. Além disso, como o próprio nome já deixa bem claro, ela é rica em proteínas e possui menos calorias do que a maioria das carnes vermelhas. Por isso, o resultado não poderia ser diferente: ela faz muito bem para a saúde.


Confira alguns dos principais benefícios do consumo da PTS:


· auxilia a saúde dos músculos;
· reduz os sintomas da menopausa;
· ajuda a prevenir o câncer por ser antioxidante;
· auxilia na perda de peso;
· equilibra os níveis de colesterol no sangue, aumentando o "colesterol bom";
· protege os ossos;
· diminui a pressão arterial;
· ajuda nos processos digestivos;
· reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Como prepará-la?
Agora que você conhece as principais vantagens da inclusão da carne de soja em sua dieta e os benefícios que isso trará para a sua saúde, chegou a hora de aprender a preparar um alimento saboroso para toda a família. Vamos lá?
O primeiro passo é hidratar a proteína. Para isso, é necessário adicionar duas xícaras de chá de água para cada xícara de PTS utilizada. Vale lembrar que o conteúdo dobrará de tamanho no final do processo, que deve durar no mínimo 15 minutos.

Embora algumas pessoas façam a hidratação utilizando apenas água em temperatura ambiente, uma dica é utilizá-la bem quente e com um pouco de vinagre ou suco de meio limão. Isso ajuda na eliminação do gosto característico.
Depois de 15 minutos, escorra a proteína de soja em uma peneira e esprema bem. Retire todo o resíduo de água com as mãos ou com o auxílio de um pano de prato bem limpo. É importante que o produto esteja bem sequinho, ou os temperos não serão absorvidos da forma correta.

Em seguida, adicione seu tempero especial. Você pode utilizar molhos, como de tomate ou shoyu. Ervas como coentro, manjericão, salsinha, louro e cominho são ótimas opções. Não deixe de refogar a proteína com o alho e a cebola para conferir um sabor ainda mais delicioso ao seu prato.
A carne de soja é uma opção barata, versátil e democrática. Com ela é possível preparar diversos pratos saborosos para o público vegetariano ou para aqueles que buscam incluir opções mais saudáveis na alimentação.

Sobre a OneMarket

A OneMarket é uma empresa especializada em alimentação inclusiva. Tudo começou com a GlutenFree Box, que tinha o propósito de ajudar a suprir a escassez de ofertas do varejo tradicional para celíacos. Atualmente, a empresa já tem quatro clubes de assinatura para atender diferentes públicos: Lacfree Box, Sugarfree Box, Vegana Box e One Box. A OneMarket já recebeu duas rodadas de investimento e teve um faturamento de R$ 4,2 milhões, em 2016. Para este ano a expectativa é encerrar o período com R$ 8,6 milhões em receita.

Lu Barros

Lu Barros, autora do Blog Sempre Belas: http://www.blogsemprebelas.com/ porque ama novidades de beleza e do Gostos e Gostosuras, com dicas de receitas, decoração para seu lar. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário